terça-feira, 21 de julho de 2020

O SENTIDO DA VIDA NA VISÃO DE DIFERENTES GERAÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO...

Uma lição que você leva da vida ?

Ana Catarina Fortaleza Ce
A vida está sempre nos retirando algo mas ao mesmo tempo, nos dando os presentes mais valiosos.
Na infância, passei por uma sequência de perdas e comecei a entender que a vida era bem diferente para mim.
Eram os anos 1960, período em que o mundo passava por uma profunda efervescência política e cultural. Mal sabia, que começava ali também meu processo de ebulição pessoal.
Estava sempre fora dos modelos estabelecidos, tinha dificuldade de socialização, grandes carências, enfim, a vida já era um caos.
Percebi, desde cedo, que as coisas não seriam nada fáceis, que precisava caminhar a maior parte do tempo sozinha - eu era minha própria companhia.
A lição que aprendi é que a vida esconde tesouros e nos obriga a procurá-los.
Tudo que alcançamos é resultado de uma luta diária
A vida é tão sábia que não os deixa à mostra, precisamos de vontade, e persistência para fazer o caminho procurando o que realmente importa.
Um sonho...
O sonho de conhecer países dos quais sempre tive afinidade cultural.
Isso se deve às minhas primeiras leituras ( entre 8 e 10 anos), quando ganhei do meu pai uma coleção literária intitulada"HORAS PRECIOSAS DA INFÂNCIA". Eram 12 livros de contos e poesias que retratavam principalmente o universo asiático com suas magias e encantos.
Naquela época - começo da década de 1970 -, já começava a vislumbrar os mistérios de países como a Índia e o Japão. Como gostava de imaginar a vida nesses lugares! Tão distantes das pessoas mas tão próximos de mim.
(continua mais informações)...

Fortaleza  foto Ana Catarina
O preferido era e ainda é a Índia; foi lendo seus belos contos que fui apresentada a esse país, nos meus sonhos ficava imaginando como era viver num lugar tão pobre e, ao mesmo tempo,tão rico de mística.
Hoje, depois de 50 anos, ainda desejo fazer minha viagem e conhecer de perto a cultura do lugar que povoou por anos meu imaginário.

Trabalho...
Como trabalhei a vida toda na área da Educação, sempre tive um ideal de ver TODOS os brasileiros alfabetizados.
Sei o quanto isso é desafiador para um país com tantas desigualdades como o nosso...uma coisa é certa, o conhecimento é libertador e nos proporciona uma gama de possibilidades.
É triste ver que, em pleno século XXI, ainda existem pessoas desprovidas desse direito tão básico.
Como forma de amenizar essa discrepância, trabalhei de forma voluntária na Educação de Jovens e Adultos, não pude dar continuidade mas é algo que ainda está nos planos.

O segredo da vida, uma lição...
O segredo é NUNCA parar... é estar SEMPRE em movimento. Não apenas o movimento do corpo, mas principalmente aquele que vem de dentro, que nos acorda, que nos instiga, que nos convida a continuar em frente, mesmo diante das adversidades.
Fortaleza  foto Ana Catarina
Esse movimento está relacionado com nossos instintos de sobrevivência, faz parte da nossa genética física, emocional e espiritual.
Sempre acreditei que esse ato de mover nos desinstala da apatia e do perecer.

Comentário livre...
Somos peregrinos de nós mesmos.
Estamos em saída para a busca do novo, do transcendente, da transformação; obstáculos existirão para nos lembrar nossa humanidade, mas também o quanto somos resistentes  - essa reserva de força que aparece como forma de superação.
No caminhar do viageiro solitário que tem o céu, o sol, a lua e as estrelas como companheiros, podemos testemunhar milagres...e eles existem.

Instagram  anacatarina7712


SEGUNDA ENTREVISTADA.

Uma Sonho...



Lívia Barriel
Tenho sonhos materiais e sonhos relativos à alma. Acredito que os dois estão interligados, pois uma alma que alcança sua transcendência, consequentemente o físico é preenchido. Gostaria muito de alcançar a plenitude; de experimentar cada vez mais os melhores e nobres sentimentos, e experiências da vida.
Trabalho... 
O caminho que decidi seguir profissionalmente não foi fácil. Por muito tempo, não ouvi minha intuição ou até mesmo me neguei a ouvir. 
Busquei outras atividades, outros estudos porém, não me sentia satisfeita, não sentia meu coração vibrar. 
Após vários processos, dolorosos porém de crescimento, consegui me conectar com minha fonte de energia divina e escolher claramente o caminho que gostaria de seguir. Sendo Terapeuta Integrativa, consigo auxiliar as pessoas no processo de autocura, permitindo que elas consigam se abrir para abundância da VIDA. 

Descobri que amo o que eu faço e me sinto completa. Busco cada vez o autoconhecimento, pois creio que nele encontra se a chave para meu crescimento.

Uma lição que aprendeu com a vida...
Ponta Grossa Paraná, Parque Vila Velha Foto Lívia Barriel
Críamos uma imagem, um significado muito duro para a VIDA, isso nos faz encarar essa jornada de maneira muito pesada, rígida e adestrada. Na minha concepção, vida não é isso. VIDA é amor, evolução, é desprendimento. Claro que haverão momentos que nos sera cobrado resiliência, porém tudo tem um propósito. E o segredo é sempre permitir que a vida seja a maior e principal professora e colocarmos sempre como humildes alunos, sedentos por aprender.

Um comentário livre...
Escute sempre seu INTERIOR, nele reside todas as respostas e sentimentos necessários para os processos da VIDA. Não se afaste nunca da sua essência. Todos nós nascemos com toda LUZ e RESPOSTAS que passamos a vida buscando fora.

Instagram  liviabarriel_terapias


































Nenhum comentário:

Postar um comentário